Solo e Planta
Recomendações Agronômicas

O Laboratório IBRA, disponibiliza a seus clientes e usuários o IBRAFert - Software especialista em recomendações agronômicas (para usuários que enviam anualmente determinada quantidade de amostras ao Laboratório IBRA).

O IBRAFert é um sistema para micro computadores e tem como objetivo elaborar, com segurança e eficiência, recomendações agronômicas de fertilização e correção do solo e nutrição de plantas, a partir dos

resultados analíticos de amostras de terra, tecidos vegetais e informações de campo e avaliações DRIS a partir de resultados analíticos de folhas. A recomendação é feita através da consulta a um banco de dados, onde estão armazenadas todas as informações referentes às culturas, preconizadas pelos institutos de pesquisas das diferentes regiões produtoras do país. Este banco de dados pode ser alterado, permitindo ao profissional personalizar a elaboração da recomendação. É uma fórmula moderna de informar corretamente ao usuário sobre O QUE APLICAR, QUANTO APLICAR, O MODO DE APLICAR e QUANDO APLICAR corretivos e fertilizantes.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

 

 

 

•  Economiza tempo pois seu uso dispensa calcular, corrigir e datilografar recomendações.

•  É amigável e de fácil operação, possuindo auxilio (Help) que pode ser consultado no vídeo.

•  Permite eleger qualquer dos métodos analíticos para amostras de solos utilizados oficialmente nas diferentes regiões do país, inclusive apresentando, na mesma ordem, métodos de extração utilizados e unidades utilizadas na expressão dos resultados, definidos pelo próprio laboratório responsável pela análise.

•  Emite recomendações por extenso, ou seja, através de frases didaticamente apresentadas na linguagem do agricultor.

•  Possibilita cadastrar gessos agrícolas, calcários, matérias orgânicas, fertilizantes minerais, formulações de N-P-K e diferenciadas disponíveis na própria região.

•  Ajusta a quantidade de fertilizante recomendada de acordo com a necessidade das plantas, reserva do solo, fatores de perdas e produção desejada, elegendo sempre a opção mais econômica, quando não selecionada pelo usuário. Em função dos níveis foliares, permite o ajuste das quantidades recomendadas.

•  Possui informações diferenciadas e parâmetros personalizados para cada cultura, inclusive com tecnologias independentes, de acordo com as publicações oficiais dos institutos de pesquisas.

•  Permite que o Engenheiro Agrônomo responsável altere o cadastro das culturas que acompanham o software, de acordo com seu critério, com parâmetros baseados em seus conhecimentos e de acordo com as características da região em que o sistema está instalado.

•  Possui Sistema Assistente em tempo real de forma a facilitar sua utilização.