Solo e Planta
Coleta de Amostra de Solo

É o procedimento de coletar amostra de terra, de modo que esta amostra seja a mais representativa do terreno onde vai ser implantada a cultura. Isto porque toda a recomendação de adubação é calculada admitindo que a amostra represente fielmente toda a gleba.

Se a coleta da amostra não for bem feita, o resultado analítico não indicará as reservas reais do solo, os insumos recomendados e aplicados não alimentarão adequadamente a cultura e a produção obtida seguramente deverá ser

menor do que a produção planejada ou desejada. Para realizar coleta de amostra de terra bem feita, o agricultor deve proceder como segue:

1. Divisão da área em glebas: Divida o terreno em glebas de no máximo 20 hectares, considerando na divisão o histórico, tal como cor do solo, grau de uso, erosão, nível de fertilidade, profundidade (solo raso ou profundo), solo úmido (várzea), cultivo anterior, pastagem, planta anual, planta perene (pomar, cafezal, citros), etc..

Coleta de Amostra de Solo - IBRA  

2. Coleta de amostra: De cada gleba, recolha em um saco plástico ou recipiente plástico limpo, sem o contato manual, amostras de terra coletadas da camada de 0 a 20 cm de profundidade, em 10 a 20 pontos distintos. Por ocasião da formação desta amostra composta, cada um desses pontos deverá contribuir com o mesmo volume de terra, de forma a conferir melhor representatividade da amostra a ser analisada.

Entre os processos existentes para coletar amostras de terra, recomenda-se o uso de um equipamento próprio para este fim e denominado "AMOSTRADOR DE SOLO", que consiste em um "tubo" construído em aço inox. Esse equipamento se presta para a coleta de amostras de terra nas profundidades de 0 a 20 cm, 20 a 40 cm, 40 a 60 cm ou intermediárias, se for do interesse do operador.

As amostras de terra, depois de embaladas nos saquinhos ou caixinhas de papelão, devem ser corretamente identificadas para depois serem enviadas ao laboratório com o nome da propriedade, do proprietário, do talhão e da profundidade em que foi coletada.
 

MATERIAL INFORMATIVO IBRA :
 

Folder Soja Ibra  download PDF